Conhecendo Sobre o Encontro




O Encontro presencial de monitores do Polo Nordeste Setentrional sinaliza mais um marco da linha histórica do Programa Nacional para Inclusão Digital – Telecentros.BR.

A experiência de aprendizagem a distância compartilhada na Rede traz uma outra dimensão de construção sob diversas metodologias que refletem diferentes paradigmas do que seria um processo de aprendizagem. A proposta é garantir um Encontro Presencial que possa proporcionar uma aproximação dos atores da formação ( monitores, comunidade, tutores, supervisores) e despertar questionamentos sobre a mobilização social que o Programa propõe: utilização das tecnologias da informação e comunicação para promover ações na comunidade onde os telecentros estão inseridos.

Os monitores estão vivenciando um processo de construção de diversas formas: do conhecimento, de sua identidade, da sua atuação na sua comunidade, entre outros. O Encontro Presencial será a passagem para uma fase de aprofundamento e compartilhamento de tudo que vem sendo proposto durante a formação, buscando garantir o sentimento de pertencimento, bem como o engajamento dos telecentristas na construção de uma efetiva comunidade de práxis.

Contemplando os princípios e diretrizes comuns da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital nas Comunidades os Encontros Presenciais se destinam ao acolhimento dos monitores em uma ação que envolverá a escuta sensível e a troca permanente de experiências considerando os seus diferentes níveis com o propósito de garantir uma aprendizagem compartilhada.